sábado, 16 de agosto de 2008

MISSÃO

Olá a todos,

Bem vindos ao Espécies de Sesimbra. Este blog tem como objectivo a recolha de dados, informações e imagens de todas as espécies presentes no Parque Marinho Prof. Luis Saldanha, e destina-se a todos os mergulhadores, biólogos, aquariofilistas, estudantes e interessados pelas espécies que habitam ou simplesmente foram avistadas e documentadas através de imagem nesta reserva marinha.

A ideia nasceu após diversas conversas com mergulhadores e biólogos, que sentem a necessidade de saber ao certo quais a espécies presentes nesta reserva marinha. Eu próprio e após milhares de mergulhos feitos nesta zona do país, tenho observado espécies e fenómenos naturais dignos de registo, por essa razão decidi por mãos à obra, e comecei por convidar para este projecto o meu colega de equipa Carlos Monteiro, mergulhador e fotógrafo subaquático, que já aceitou o convite de forma muito entusiástica pois também ele sentia essa necessidade.

O objectivo mais ambicioso e que nos propomos atingir é o de mostrarmos ao mundo que o Parque Marinho Professor Luís Saldanha é a reserva marinha com maior biodiversidade de toda a Europa, e para tal teremos que ter recolhido (em imagem e posterior identificação) o maior numero de espécies possível, o que implicará uma procura incessante, e principalmente a ajuda de todos aqueles que mergulham e fotografam em Sesimbra, e também de todos os biólogos marinhos interessados, para ajuda na identificação e catalogagem dos exemplares recolhidos em imagem.

António Garcias

7 comentários:

Burrié disse...

Garanto que esta chincheira e restante grupo vão ficar muitissimo atentos às lições do mestre considerando a nossa falta de conhecimentos piscicolas!!!!

Que se iniciem pois as sessões!!!

Obrigada!

GeoDiver disse...

Boa malha!!!

Tenho muita uma grande fézada e que com a contribuição e muitos se fará uma coisa espectacular!

Permitam-me apenas uma sugestão:

Aqui esta malta até se conhece e sabe os mails uns dos outros (mais ou menos), mas talvez fosse boa ideia, arranjar um mail (de algum, ou criar um novo), para aqueles que não sabem quem é o cmonteiro ou o TZ, para poderem enviar as contribuições fotográficas e/ou documentais.

Por mim, estou nessa!
TZ, levo-te as fotos na 4ª feira na pen .... ou preferes que te envie por mail?

joão negão ( perolazinha ) disse...

tz, os de nós, que de aquando em vez,tiram umas chapas interessantes, enviam para onde?

Farmácia Garvão disse...

Grande projecto que encantará mta gente, mas em especial a tua progenitora.Mãos à obra e que os amigos te ajudem a concretizar esse desejo.

João Pedro Silva disse...

Boas!

Da mesma forma que me disponibilizei para colaborar com a equipa que editou o "Guia de Espécies Submarinas: Berlengas - Portugal", tanto fornecendo fotografias como auxiliando a identificação de Opistobrânquios, estou também disposto a ajudar neste projecto.

João Pedro Silva

Tz disse...

Muito obrigado a todos pelo interesse mostrado, vamos precisar de todos vocês para que o resultado final seja o melhor possivel.

Muito obrigado.

Tz

Ps. Obrigado Mãe, um beijinho grande.

Fernando (MagiCminD) Trindade disse...

Olá TZ.
Que é feito deste projecto?

Abraços,
FT